O QUE É TEAM BUILDING?

O Team Building surgiu do início do movimento "T-Group" dos anos 40 e 50 (Século passado), onde pessoas que não se conheciam eram reunidas em grupos para entender melhor seus próprios estilos interpessoais, bem como trabalhar a dinâmica de equipa (Gibb Dyer, 2015). A expressão Team Building (literalmente traduzida para português por "Construção de Equipas") designa uma vasta lista de actividades realizadas geralmente em formato outdoor com o objectivo de fomentar o espírito de equipa e, por essa via, melhorar o desempenho das equipas de trabalho. As actividades de Team Building podem ser muito variadas, como simples exercícios até simulações mais complexas, ou ainda fazer "retiros" por vários dias nos quais são realizados diversos jogos de dinâmicas de grupo.

As actividades de Team Building são muito importantes em qualquer processo de construção de equipa, não só na promoção de trabalho em equipa, mas também na demonstração de diferentes aspectos do comportamento, bem como, para que os membros da equipa pensem sobre o que é essencial para alcançar um alto desempenho. Essas actividades permitem que o grupo se recupere de desunião, frustração e conflito, além de ajudarem na sensibilização dos membros da equipa para comportamentos que possam contribuir na resolução de problemas do grupo. Tais comportamentos são abrangidos pela comunicação, habilidades de resolução de problemas e confiança. Em resumo, as actividades de Team Building, são fundamentais para aproveitar e melhorar os pontos fortes e fracos de cada membro da equipe, com o objectivo de compreender cada vez mais o ponto de vista do cliente (Gonçalves, 2006). Alguns estudos foram realizados sobre as actividades de Team Building em diferentes áreas (Empresas), afim de perceber o seu impacto, por exemplo, na comunicação e na satisfação no trabalho de algumas equipas. Os resultados mostram que as estratégias utilizadas nas actividades de Team Building, ajudam o líder / gerente a construir uma equipa de trabalho mais efectiva, fortalecendo a comunicação e as relações interpessoais, para que funcione como um grupo mais coeso. Num outro estudo científico de Klein e col. (2009), cujo título era "Does Team Building Work?", o objectivo era estudar e verificar o impacto de quatro componentes específicos que geralmente envolvem o Team Building, ou seja, a definição de metas, as relações interpessoais, a resolução de problemas e a importância da função, tanto nos campos cognitivos, afectivos, de processos e de desempenho. Os resultados (com base em 60 correlações) sugerem que o Team Building tem um efeito moderado positivo em todos os resultados da equipe. Em termos de resultados específicos, o Team Building estava mais fortemente relacionado aos campos afectivos e de processos. Portanto, para você empresário, que deseja experimentar uma "aventura" com os seus colaboradores, temos parceria com algumas empresas facilitadoras da actividade de Team Building, para proporcionar grandes emoções e desafios! Veja mais abaixo, alguns exemplos de actividades. Na verdade, temos o seu evento na medida certa! Peça mais informações.

seta-icon

TEMOS O SEU EVENTO NA MEDIDA CERTA!

Trilha

As trilhas são feitas normalmente na Natureza, e dependendo do percurso, ele pode ter diferentes graus de dificuldade, onde em muitos casos, é preciso um "trabalho de equipa" para conseguir concretizar.

Parede de Escalada

A Escalada é uma técnica desportiva cujo fim é atingir o cume de uma parede com blocos que servem de suporte para escalar. É preciso força, resistência e coragem para desafiar e conseguir chegar no topo da parede. Porém, para aqueles que chegam lá em cima, a sensação de "vitória e conquista", está sempre presente.

Paintball

Jogo de equipas, onde cada uma delas tenta derrotar a outra através de técnicas e estratégias que são aplicadas em cada um dos diferentes tipos de jogos.

Canoagem/Rafting

Desporto aquático praticado por várias pessoas num barco insuflável, e que consiste em descer rios com correntes rápidas e percursos acidentados. Para o barco não virar, é preciso um bom "trabalho em equipa".

NÃO DEIXE PARA AMANHÃ

Vamos trabalhar juntos e fazer sua Empresa descolar?

ENTRE EM CONTACTO AGORA!